13 de agosto é o Dia do Canhoto: saiba mais sobre a data
No dia 13 de agosto, é celebrado o Dia do Canhoto. Estima-se que cerca de 10% da população mundial seja canhota. Apesar de representarem uma minoria, as pessoas que utilizam a mão esquerda têm deixado sua marca em diversas áreas, como artes e ciência.
O Dia do Canhoto foi criado em 1976 pela Left-Handers International, uma organização que defende os direitos dessas pessoas. A data busca conscientizar a sociedade sobre as dificuldades enfrentadas por essa parcela da população, além de promover a inclusão em um mundo projetado para destros.
Os canhotos lidam com desafios que vão desde o uso de ferramentas até a escrita, que pode ser complicada em idiomas lidos da esquerda para a direita. Um estudo publicado no Journal of Neuropsychology mostrou que canhotos desenvolvem mais habilidade com a mão não dominante devido à necessidade de adaptação.
Ao longo da história, muitos canhotos se destacaram em diferentes áreas. Figuras como Leonardo da Vinci, Albert Einstein, Marie Curie e Bill Gates são exemplos que fizeram grandes contribuições e usavam o lado esquerdo do corpo. No campo das artes, é comum encontrar músicos, escritores e pintores “esquerdos” que trouxeram inovações para suas áreas.
Conscientização para o Dia do Canhoto
Nos últimos anos, o mercado tem começado a reconhecer as necessidades dos canhotos, oferecendo produtos como tesouras, cadernos e instrumentos musicais projetados especificamente para eles. Entretanto, a maioria dos itens de uso diário ainda é feita para destros, reforçando a importância da conscientização sobre o tema.
Para os que usam a mão esquerda, o Dia do Canhoto é uma oportunidade de celebrar sua singularidade. Para os destros, é um momento de reflexão sobre a inclusão e a criação de um mundo mais acessível para todos.
Se você é, este é o dia para reconhecer sua diferença. Se for destro, experimente usar a mão esquerda para entender melhor as experiências. Para mais informações, acesse os sites da Left-Handers International e da BBC.
Este conteúdo faz parte da seção Dia D, do site Jorn. Para ver mais informações sobre datas comemorativas, clique aqui.