Cinco fake news que mais bombaram na semana (13/08 a 19/08)

Em parceria com o Boatos.org, listamos os cinco temas relacionados a fake news que mais viralizaram na semana entre 13 e 19 de agosto. Eleições e Covid-19 são novamente os principais tópicos da semana.

Na primeira semana de campanha eleitoral oficial, as eleições entraram com tudo entre as fake news mais buscadas da semana. Dos cinco assunto mais buscados, dois são sobre o pleito de 2022.

Uma das notícias falsas mais buscadas apontava erroneamente que o candidato e ex-presidente Lula teria sido flagrado bêbado durante o lançamento da candidatura. Outra das histórias apontava que havia um QR Code nos títulos de eleitor que transferiam votos para Lula.

A Covid-19, apesar de não estar em voga na mídia, também rendeu fake news muito buscadas. Uma delas era sobre um falso alerta que apontava que a Anvisa havia dito que a vacina causava infarto e morte súbita. A outra história é a informação errada que apontava que Harvard havia comprovado que a hidroxicloroquina havia comprovada como a cura para a Covid-19.

A quinta notícia falsa da lista é um alerta falso para um suposto “perfume da morte” que estaria sendo utilizado por bandidos.

Confira as cinco notícias falsas que mais bombaram na semana. A lista foi montada com base no volume de buscas internas dos leitores dentro do Boatos.org. Para mais detalhes, clique nos links ou assista aos vídeos que estão no conteúdo.

Cinco fake news que mais bombaram na semana (13/08 a 19/08)

5) Fake news que aponta que Harvard comprovou que a hidroxicloroquina curava a Covid-19

Boato – Estudo de Harvard comprovou a eficácia da hidroxicloroquina contra a Covid-19 e culpou opinião pública e imprensa

Harvard comprova que hidroxicloroquina é eficaz contra a Covid-19 #boato

4) Fake news que apontava que a Anvisa havia alertado que a vacina da Covid-19 causava morte súbita e infarto

Boato – Depois de vacinar 180 milhões de pessoas, a Anvisa resolveu alertar que vacinas causam morte súbita (miocardite) e ataque cardíaco (pericardite).

Anvisa alerta que vacinas causam morte súbita (miocardite) e ataque cardíaco (pericardite) depois de vacinar 180 milhões #boato

3) Fake news que apontava que Lula estava bêbado durante o lançamento da candidatura

Boato – Vídeo mostra Lula bêbado no lançamento de sua campanha e tentando beber cachaça que estava em garrafa de água.

Vídeo mostra Lula bêbado durante lançamento de sua campanha ontem #boato

2) Informação falsa que apontava para perfume “cheiro da morte” utilizado por bandidos

Boato – Bandidos estão usando um perfume em um papel para realizar assaltos nos estacionamentos do Atacadão, Extra, Rodoviário, Terminal etc. É o “cheiro da morte”.

Perfume “cheiro da morte” em papel está sendo utilizado em assaltos em estacionamentos #boato

1) Fake news que apontava que TSE estaria colocando QR Codes com votos para Lula nos novos títulos de eleitor

Boato – Os novos títulos de eleitor estão vindo com um QR que transfere os votos automaticamente para Lula. Esse código é o L13 e é por isso que o TSE fez campanha para jovens tirarem novos títulos.

Novos títulos de eleitor vêm com QR Code que transfere votos para Lula “L13” #boato