Cinco fake news que mais bombaram na semana (03/09 a 09/09)
Em parceria com o Boatos.org, listamos os cinco temas relacionados a fake news que mais viralizaram na semana entre 3 e 9 de setembro. Com exceção de promoção falsa, eleições dominaram a semana.
Mais uma vez, as eleições dominaram as fake news da semana. A três semanas do primeiro turno, a desinformação sobre o pleito, mais uma vez, se tornou o assunto mais buscado dos últimos dias. Ao contrário de 2021, o 7 de setembro não gerou tantas notícias falsas.
Dentro do assunto eleições, duas informações falsas sobre Lula e uma sobre Bolsonaro dominaram a pauta. Sobre o atual presidente, foi muito buscada uma fake news que apontava para xingamentos que ele teria proferido à primeira-dama antes do 7 de setembro. Sobre Lula, a fake news que o Ipec ficava na sede do Instituto Lula e a que apontava que ele teria ofendido enfermeiros dominaram a pauta.
Leia também
>
- Resultado das eleições nas 51 cidades do 2º turno
- 20 fake news sobre as eleições 2024 (Boulos, Marçal, PT, urnas e outros)
- Ranking de partidos com mais candidatos nas eleições 2024
- Ranking de partidos que mais elegeram prefeitos nas eleições 2024
- Ranking de partidos que mais elegeram vice-prefeitos nas eleições 2024
- Ranking de partidos que mais elegeram vereadores nas eleições 2024
Ainda sobre eleições, bombou uma fake news que aponta que votar apenas para presidente anularia o voto em 2 de outubro. A única pauta fora do tema foi sobre uma promoção falsa da Heineken no WhatsApp.
Confira as cinco notícias falsas que mais bombaram na semana. A lista foi montada com base no volume de buscas internas dos leitores dentro do Boatos.org. Para mais detalhes, clique nos links ou assista aos vídeos que estão no conteúdo.
Cinco fake news que mais bombaram na semana (03/09 a 09/09)
5) Informação falsa que aponta que voto parcial (só para presidente) anularia o voto
Boato – Se a pessoa votar apenas para presidente e votar em branco para outros cargos, o voto será considerado como “voto parcial” e será anulado nas eleições de 2022.
Voto parcial (só para presidente) será considerado anulado nas eleições 2022 #boato
Ver essa foto no Instagram
4) Fake news que aponta que o Ipec fica na sede do Instituto Lula
Boato – O Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégia) fica no mesmo endereço do Instituto Lula, na rua Pouso Alegre, 21, no bairro Ipiranga, em São Paulo.
Ipec que faz pesquisas eleitorais fica no mesmo endereço do Instituto Lula #boato
3) Informação falsa que aponta para declaração de Lula sobre enfermeiros
Boato – Após decisão judicial que suspende o piso salarial para enfermeiros, Lula diz “’enfermeiros só servem pra servir sopa, precisamos de mais médicos”.
Lula diz que enfermeiros só servem para servir sopa e se posicionou contra piso salarial #boato
2) Fake news que aponta que Bolsonaro xingou primeira-dama antes do desfile de 7 de setembro
Boato – Áudio mostra o momento em que o presidente Jair Bolsonaro xinga Michelle Bolsonaro antes do desfile de 7 de setembro. Ele disse “Vai subir lá e vai fazer cara bonita. Tira essa cara feia”.
Jair Bolsonaro xingou Michelle antes do desfile de 7 de setembro, mostra áudio #boato
1) Promoção falsa que aponta para distribuição de cervejas grátis por parte da Heineken
Boato – Em uma ação chamada Promoção Heineken Oktoberfest 2022, a Heineken está dando um frigobar cheio de cerveja para quem entrar em um site e compartilhar o link com amigos no WhatsApp.
Heineken dá frigobar cheio de cerveja em site no WhatsApp #boato