5 fake news sobre a Venezuela, Maduro e eleições
Após as eleições presidenciais na Venezuela, o que não tem faltado é informação falsa a respeito do assunto. Neste sentido, o Jorn., na seção Caça-Fake, compilou 10 fake news sobre o pleito, o país e o presidente Nicolás Maduro que foram desmentidas pelo site Boatos.org. Para saber mais detalhes, clique nos links.
Fake #1: Miss Venezuela protestou contra Nicolás Maduro
Uma das fake news que ganhou repercussão foi a alegação de que uma Miss Venezuela teria participado de um protesto contra Nicolás Maduro, cobrindo-se de tinta vermelha. No entanto, essa história é falsa. A imagem utilizada para propagar o boato é de outra situação (da Ucrânia) e não há registros de tal evento envolvendo uma Miss Venezuela em protestos contra o governo. Confira mais detalhes no link.
Fake #2: Imagem mostra exército da Venezuela se unindo com o povo contra Maduro
Circulou nas redes sociais um vídeo que supostamente mostrava o exército venezuelano unindo-se à população em protestos contra Maduro. Na realidade, o vídeo foi tirado de contexto. Ele retrata um momento da tradicional festa de Pamplona, na Espanha. Confira mais detalhes no link.
Fake #3: Maduro ordena em vídeo que Guarda Nacional mate manifestantes
Uma fake news perigosa alegava que Nicolás Maduro teria ordenado que a Guarda Nacional matasse manifestantes na Venezuela. Embora a repressão a protestos seja uma realidade no país, essa notícia específica é falsa. O vídeo que acompanhava essa foi dublado com o uso de ferramentas e IA e distorceu as falas do presidente da Venezuela. Confira mais detalhes no link.
Fake #4: Maduro é colombiano e não poderia ser presidente da Venezuela
Há anos circula a alegação de que Nicolás Maduro é, na verdade, colombiano e, portanto, não teria direito de ser presidente da Venezuela. Essa fake news foi repetidamente desmentida. Maduro nasceu em Caracas, Venezuela, e, apesar de suas ligações familiares com a Colômbia, ele é venezuelano de nascimento e, assim, elegível para a presidência. Confira mais detalhes no link.
Fake #5: Vídeo mostra Maduro e Celso Amorim se abraçando
Um vídeo que supostamente mostrava Nicolás Maduro abraçando o diplomata brasileiro Celso Amorim circulou amplamente, sugerindo uma aliança secreta. A realidade é que o vídeo foi manipulado com o uso de ferramentas de IA. Embora Amorim tenha atuado em missões diplomáticas na Venezuela, não há registro de um encontro nos moldes sugeridos pelo boato. Confira mais detalhes no link.
Conteúdo do canal Caça-fake. Aqui você verá checagens de notícias falsas que circulam em conteúdo viral, listas de fake news e análises. A página é mantida em parceria com o site Boatos.org. Para buscar por conteúdos relacionados a fake news, use o nosso campo de busca.